quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Entrevistando #2 | Samanta Holtz

Samanta Holtz é autora do livro O Pássaro, lançado em janeiro de 2012 pela editora Novo Século e como ela é uma fofa, nos concedeu uma entrevista. 

Confira a seguir:

1) Quem é Samanta Holtz? Como você se descreve?
Eu sou uma pessoa otimista e de bem com a vida! Acredito na bondade, no pensamento positivo, em DEUS!! Costumo carregar sempre um sorriso no rosto e confiar que tudo o que acontece tem uma razão. Acredito que, com fé, confiança e fazendo o bem, tudo sempre estará no caminho certo, por piores que sejam os obstáculos! Também costumo pensar que tudo aquilo que pensamos e fazemos aos outros, de bom e de ruim, volta até nós de alguma forma. É mais um impulso para eu jamais deixar de praticar o bem às outras pessoas, não importa se elas vão retribuir ou não. Ademais, sou apaixonada por animais, música instrumental (em especial Yanni e Alan Menken) e, claro, LIVROS!

2) Como e quando foi que surgiu a vontade de escrever um livro? Já era uma coisa que você queria desde muito tempo ou aconteceu de repente?
Sempre amei escrever, inventar, imaginar! Quando era pequena, por volta dos sete anos, comecei a criar meus primeiros gibis, com personagens que eu mesma inventava. Meu sonho era tornar-me, um dia, roteirista do Mauricio de Souza! Depois, vieram os contos, poesias, reflexões... e, aos quatorze, comecei a escrever uma história que era para ser só mais um conto. A história tomou forma, ganhou dimensão e, quando vi, estava se transformando em um romance! Quando terminei, imprimi alguns exemplares (com cerca de 300 páginas) e passei para as pessoas próximas lerem. Todas ficaram encantadas e começaram a me incentivar a publicar. Eu nem sabia como funcionava, então comecei a correr atrás. Foi então que a escritora dentro de mim deu seu grito de liberdade; ela sempre esteve lá dentro, mas eu nunca tinha me dado conta de que era possível buscar essa carreira (parecia muito distante, muito impossível!). Desde então, continuei escrevendo, dedicando-me... até conquistar meu sonho, hoje :)

3) De onde veio a ideia de escrever O Pássaro?
“O Pássaro” foi meu terceiro romance escrito, embora o primeiro publicado. Não sei dizer ao certo quando a ideia surgiu – elas sempre surgem do nada e os detalhes vão aparecendo durante a escrita. Parecem ter vida própria! O que me incentivou foi a grande admiração pela época em que se passa a história, o que já acontecia nas aulas de História, no colegial. Imaginava como era a vida das mulheres nessa época tão machista, tão cheia de imposições... aos pouquinhos, Caroline foi nascendo em minha imaginação!

4) Sua família e amigos, te julgam (ou julgaram) por você ter decidido escrever um livro?
Todos me incentivam muito, pois sabem que meu amor pelos livros é algo que vem desde muito cedo e partiu de mim – ninguém me estimulou a ser escritora! Simplesmente aconteceu, guiado por meu amor às palavras. Todo esse apoio é maravilhoso e me ajudou muito a trilhar todo o caminho até aqui!

5) Como foi a batalha para publicar o livro? Fale um pouco sobre o processo de publicação.
Foi árdua! (risos) Sempre “mirei” as grandes editoras, e sabemos como é difícil conquistar um espaço junto a elas. Vinha tentando desde o meu primeiro romance, “Renascer de um Outono”. Toda vez que chegava uma carta ou e-mail de alguma editora, em resposta, meus joelhos amoleciam!! No entanto, eu era muito nova e reconheço que tinha muito a melhorar em minha narrativa. Então, quando concluí “O Pássaro” e fiz sua terceira revisão (a perfeccionista... rs) tive aquela sensação de “Agora, está perfeito!”. E não deu outra! Após mais algumas tentativas, tive a resposta positiva da Novo Século, dentro do selo “Novos Talentos da Literatura Brasileira”. Até agora, é difícil acreditar que o sonho se concretizou e me emociono ao ver fotos do “meu bebê” em livrarias por todo o Brasil!

6) De onde você se inspira para escrever suas histórias? Você já usou algum fato ou pessoa como inspiração?
Não me baseio em ninguém. O que me ajuda muito são as músicas, especialmente as instrumentais. Yanni e Alan Menken lideram!!! Também adoro Tim Janis, Yiruma (show!!!), Laura Pausini, Boyce Avenue, Coldplay... sou muito eclética! Ouço de música clássica até rock, depende do momento que estou escrevendo!

7) O retorno dos leitores é sempre algo muito agradável e que faz tudo valer a pena. Como é o seu relacionamento com seus fãs?
É exatamente o que você disse, Bell: “faz tudo valer a pena”! Tenho um carinho imenso por cada um dos leitores e blogueiros que entram em contato comigo (pode se incluir nessa lista!)!!! É um sentimento absolutamente sincero, pois cada um que abre o seu coração para mim e o meu livro merece meu respeito e o meu carinho. Já tem resenhas incríveis de O Pássaro por aí! O que tenho lido e ouvido até agora tem sido muito mais do que eu sonhava... opiniões extremamente positivas, gente rindo e chorando com meus personagens, dizendo que não conseguem se esquecer da história! É mais um pedacinho do meu sonho que se realiza ^^

8) Você está satisfeita com o retorno? Há algo que gostaria de ter feito diferente?
Super satisfeita! Não faria nada diferente. Estou preparada para os elogios e para as críticas – pois elas nos ajudam a melhorar como pessoas e como profissionais também! Se pudesse voltar atrás, faria tudo igual. Não mudaria nem os anos de espera pelo “SIM” da editora, pois ele veio em meu melhor momento!

9) Samanta, possui algum conselho para dar aos que estão trilhando o mesmo caminho?
O que posso dizer é: Persista! Se você tem talento e quer seguir a carreira de escritor, dedique-se a isso. Não precisa largar seu emprego, parar a faculdade e viver disso... vá escrevendo, colocando as ideias no papel, registrando... Peça opiniões, revise, releia, corrija! Escrever é um processo contínuo, e temos que saber que sempre poderemos melhorar num próximo trabalho. As portas se abrirão para você na hora certa e, quando receber um “não” ou encontrar dificuldades no caminho, jamais desanime. Apenas compreenda que não é o momento certo. De que adianta publicar um livro que ainda não está “no ponto”? Só para receber críticas negativas? Tenha paciência e, enquanto espera, vá escrevendo. Eu sempre tive comigo o pensamento de que, mesmo que eu jamais publicasse um único trabalho, continuaria escrevendo, pois é o que eu amo fazer e não conseguiria parar. Se você tem o dom em seu coração, vai concordar comigo :)

Rapidinhas

Um autor: Sophie Kinsella
Um livro: A Última Música (lindo!)
Um momento: O nascimento da minha sobrinha, Sarah... no mesmo dia da minha falecida avó!
Uma música: Two is better than one – Boys Like Girls ft. Taylor Swift (foi a primeira que me ocorreu... ADORO! rs)
Uma pessoa: Jesus Cristo
Uma frase: “O caminho da água também é cheio de pedras e o rio não pára” – Ana Carolina
Um desejo: Ser escritora o resto da minha vida!

Quem quiser entrar em contato com a Samanta, garanto que será muito bem acolhida: [blog | twitter | skoob]

Eu agradeço a oportunidade de fazer essa entrevista e torço para que tenha cada vez mais sucesso, Sam.

(Eu que agradeço, querida!!! Muito sucesso para você também, em todos os seus sonhos e em seus projetos!)


2 comentários:

  1. Boa noite, Bell :))

    Que linda a entrevista aqui no blog!!! s2

    Obrigada pelo espaço, pelo apoio.. você é uma querida!


    Super beijo!!


    Samanta Holtz
    autora de O Pássaro
    www.samantaholtz.blogspot.com
    @SamantaHoltz

    ResponderExcluir
  2. Oh Meu deus!

    Que entrevista linda! Eu estou doida atrás do meu livro da Saammy, mas uma das minhas maiores alegrias como leitora e blogueira é ter a oprtunidade de conhecer pessoas como a Sammy. Além de ser um sucesso total com O Pássaro, ela é atenciosa, carinhosa, amiga, ffa, divertida! Enfim... merece o sucesso!

    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura {http://equalizedaleitura.blogspot.com/}
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir