terça-feira, 4 de setembro de 2012

Resenha | Belle

BelleTítulo: Belle
Autor:
 Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
Páginas: 560
Categoria: Literatura Estrangeira
Resenha feita por:
 Ana Beatriz


Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.

O livro começa nos apresentando Belle, uma filha de cafetina que, apesar de viver em um bordel, não sabe o que acontece por lá; muito menos sabe o que uma prostituta faz.

A menina faz amizade com Jimmy, sobrinho de Garth, dono de um pub vizinho. Eles conversam e o menino se surpreende ao perceber que, apesar de viver em um bordel, Belle é pura e ingênua.

Porém, essa situação estava prestes a mudar. Um dia limpando a Casa, Belle adormeceu no quarto de uma das garotas, Millie. Ela acordou a noite com barulhos de gente se aproximando e se escondeu debaixo da cama.

Naquela noite, Belle compreendeu o que era a Casa de Annie: lá as mulheres faziam sexo por dinheiro. Ela assistiu a tudo pelo espelho e, em certo momento, reparou que Millie estava imóvel e com a face assustada. Com repulsa e medo, Belle queria sair dali, pedir socorro para Millie e esquecer aquela cena.

Como podia ter sido tão estúpida a ponto de não saber o que acontecia na casa onde vivia?

Quando saiu do quarto, ela pediu ajuda à mãe e foi para a cozinha. Quando Annie voltou até ela, contou que Millie estava morta, que o assassino havia fugido e pediu para Belle guardar segredo. Entretanto, quando Mog (empregada que criou Belle como filha) chegou, ela descobriu o que se passou e amparou a menina.

Quatro dias depois, Belle encontrou Jimmy e lhe contou a história real que viveu. Ele tentou distraí-la de toda a situação e isso fez com que, quando ela voltou qo bordel, sentisse falta da companhia do rapaz.

Na tarde do enterro de Millie, ela foi até a porta do pub de Garth e esperou Jimmy sair. Porém, alguém a pegou primeiro: O assassino de Millie havia visto Belle sair do quarto e para garantir a própria segurança, ele sequestrou a garota. Ele a vendeu para um bordel na França e a vida que Belle tinha nojo, acaba por se tornar sua profissão.

Aos 15 anos de idade, Belle é forçada a ser prostituta.

Eu adorei esse livro! A Isabelly sabe que eu adoro umas partes mais safadinhas e esse fez a minha felicidade. Valeu por me emprestar esse amiga! Amei a capa do livro também!

A escrita é fantástica, a história é comovente e cada personagem tem seu encanto. Particularmente, não gostei do final, mas isso varia, né? Pode ser que vocês, leitoras, amem esse final.

Fora a Belle, o personagem que mais marcante para mim foi Etienne, mas não falarei sobre ele. Vocês tem que ler para se apaixonar por ele, assim como me apaixonei!

 O que foi?  Etienne perguntou, colocando seus braços ao redor dela e puxando-a para seu peito.

 Vou sentir muito a sua falta.  ela soluçou.

Ele a segurou bem apertado e acariciou seu cabelo.  Eu vou sentir sua falta também, pequena. Você se tornou parte do meu coração. Mas eu posso ter de sentar de novo aqui algum dia e você será tão grande e importante que nem vai querer falar comigo.

 Eu nunca vou ser grande demais para você.

Para quem quer um livro diferente, romântico, dramático e com umas ceninhas de sexo, Belle é o ideal. Mergulhe na Londres, na França e na América de 1910 e nos cenários ocultos por trás dos bordéis e prostitutas. 

4 comentários:

  1. vários motivos me levaram a comprar Belle, a começar pela capa linda. Achei o cenário e a ambientação temporal antiga muito atraentes, e a história de corrupção da inocência da personagem também. Fiquei curiosa pra saber o que irá acontecer com ela, se ela estará pra sempre sujeita a isso ou se vai conseguir se libertar de alguma forma :)
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Nossa,que história forte. Não julgava que esta seria a temática,me lembrou até Cruzando o Caminho do Sol.Enfim,da próxima vez que eu passar por este livro com certeza vou pensar em comprá-lo.É, drama e romance juntos só podem render uma ótima história.
    Bom feriado ,meninas

    ResponderExcluir
  3. Não vou negar que a capa me chamou atenção. Mas, depois dessa resenha, eu definitivamente tenho que ter esse livro! A Novo Conceito sempre consegue me surpreender...
    Parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bells!
    Estou doidíssima pra ler Belle. Finalmente minha prova já passou e posso voltar aos livros... Não vejo a hora de lê-lo!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir