domingo, 17 de novembro de 2013

Resenha | Quero Ser Beth Levitt (Samanta Holtz)

Título: Quero Ser Beth Levitt
Autora: Samanta Holtz
ISBN: 9788542800449
Editora: Novo Século
Páginas: 543
Classificação: ☆☆☆☆☆
Amelie Wood perdeu os pais aos doze anos e, desde então, vive em um abrigo de meninas. Com a chegada do seu décimo oitavo aniversário, ela vive agora o temido e esperado momento de deixar o lugar que a acolheu por toda a adolescência para enfrentar o mundo em busca dos seus sonhos. Seu bem mais precioso é o velho exemplar do romance que sua mãe lia para ela, na infância. "Doce Acaso" contava a história de Beth Levitt, uma jovem que, como ela, amava o balé e tinha a vida transformada ao conhecer o príncipe Edward. Amie suspira ao reler incansavelmente aquelas páginas, imaginando quando o príncipe da vida real baterá em sua porta... Por isso, ao soprar as velas, não tem dúvida quanto ao seu pedido: "Quero ser Beth Levitt!". Através de grandes coincidências e uma trajetória que ela jamais imaginaria, Amie se vê, de repente, no fascinante mundo do cinema, cara a cara com o príncipe mais lindo que sonharia encontrar e lutando para se esquivar da maldade de muita gente invejosa, contando, para isso, com sua melhor arma: um coração puro.
Quem leu minha resenha do livro O Pássaro, sabe que sou meio suspeita para falar de mais um livro da Samanta Holtz, não é? Mas, ainda assim, esse livro merece uma resenha daquelas, então prepare-se para ler uma resenha enorme!

Eu comprei Quero Ser Beth Levitt na Bienal do Rio, e, para minha felicidade, conheci a Samanta Holtz, que havia acabado de chegar e me deu, de presente, um lindo chaveirinho de sapatilha de balé. Ela foi uma fofa comigo e com a Isabelly, nos dando atenção, sorrindo e conversando. E caprichou no autógrafo que me deu! Depois de tirar foto comigo, conversar, dar autógrafo e tudo mais, eu passei a ter mais carinho ainda por essa autora que eu já admirava tanto. Mas agora, vamos falar do livro em si, né?

Quero ser Beth Levitt é um romance sobre a jovem Amelie Wood, uma órfã que acaba de completar dezoito anos e sai do orfanato em que vivera desde os doze anos de idade. Ela retorna a sua antiga casa, na qual viveu com os pais durante a infância, e decide procurar um emprego para poder sobreviver.

No mínimo, concluiu, algo surpreendente esperava por ela... 

Entretanto, por diversos motivos e confusões, ela acaba no teste para participar do filme de seu livro favorito, Doce Acaso, contracenando com Chris Martin, galã de cinema e seu ator favorito, paixonite de sua adolescência.

Precisava se certificar de que ele era real. De que aquele momento era verdade.

A garota mergulha no universo do cinema e da dança, vendo seus sonhos sendo realizados. Apesar de um diretor rabugento e de pessoas ao seu redor desejando que tudo dê errado, Amelie permanece uma pessoa pura e inocente, com um único desejo no coração: ser Beth Levitt e, obviamente, ter um final feliz semelhante, de preferência, com Chris Martin ao seu lado, é claro.
Não posso falar mais nada, além disso, senão já estarei dando spoilers e não sou o tipo de blogueira que faz uma maldade dessas.

Sinceramente, querem minha opinião sobre o livro? Eu amei! Eu fiquei feliz, fiquei angustiada, dei risadas, adentrei na atmosfera de suspense, me apaixonei e, principalmente, chorei muito com o fim desse livro. A autora, mais uma vez, conseguiu me envolver na história de um modo tão forte, sincero e original que não consegui largar do meu exemplar até terminá-lo (o que foi difícil, pois comecei a lê-lo pouco antes de uns trabalhos da faculdade, mas consegui conciliar tudo).

E o que mais eu posso dizer? Senti saudades dos oito anos que pratiquei balé, vibrei a cada conquista da personagem no livro, e fiquei triste a cada momento em que tentavam acabar com seu sonho. Adentrei a atmosfera de Actown e vivi com Amie naquele grande hotel, nos sets de gravação e até em seu jardim secreto com o balanço de Juliane.

Amie percebeu que tudo em que sempre acreditara era a mais pura verdade, apesar do mundo ter tentado tantas vezes convencê-la do contrário. Que o amor ainda era a força mais poderosa que existia no universo. Que a justiça sempre acabava vencendo. E que os sonhos existiam para serem concretizados. Mesmo que, na prática, eles viessem um pouco diferentes.Na prática, eles eram sempre muito melhores.

Samanta Holtz, meus parabéns por mais uma fantástica obra que fará parte da minha estante. E para você, leitor do blog, só digo uma coisa: corra para ler, pois depois desse livro, você terá uma grande lição de vida. Depois dessa leitura, eu só tenho uma coisa em mente: Eu quero ser uma dançarina novamente. Eu quero viver uma grande aventura. Eu quero poder viver a mesma magia que Amie viveu. Eu quero ser mais do que somente Beth Levitt. Eu quero ser Amelie Wood. Eu quero ser feliz!

Não era mais Amie. Tampouco era Beth. Ela era as cores e as formas que davam vida ao som...

Por Ana Beatriz

2 comentários:

  1. Querida Ana Beatriz

    Uau!!! Preciso recuperar o fôlego para comentar após ler uma resenha tão linda e cheia de emoções... :)

    Quantos elogios, quantas palavras lindas! Fico muito feliz que a história tenha realmente tocado seu coração e OBRIGADA por dividir sua opinião aqui com seus leitores de forma tão bonita!

    Se meu livro puder fazer isso por cada leitor que o ler, serei uma escritora plenamente realizada... pois meu maior intuito sempre foi este. Que, através das minhas palavras, eu possa tocar corações, inspirar mudanças positivas, impulsionar, fazer acreditarem!

    Um beijo enorme e, mais uma vez, OBRIGADA!

    Beijos no coração,
    Samanta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samanta, tenho certeza que esse livro emocionará a todos os leitores, do mesmo modo que ocorreu comigo!
      Te desejo tudo de bom e sucesso! Espero ansiosamente por seu próximo livro!
      Ana Beatriz

      Excluir